segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Referências bibliográficas

ALVES, Nilda e GARCIA, Regina Leite (orgs.). O Sentido da Escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2002 – 3a ed;

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : ciências naturais/ Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.

CARVALHO, L.M.; CAVALARI, R.M.F.;SANTANA, L.C. O Processo de Ambientalização Curricular da UNESP-Campus de Rio Claro: diagnósticos e perspectivas. In: Gelli, A.M. (Org.) Ambientalização Curricular de los Estudios Superiores. 3. – Diagnóstico de la Ambientelización Curricular. 01. Editora Girona, v. 3, p. 171-207, 2003.

CNUMAD – Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. 1996. Agenda 21. Brasília. Senado Federal.

CNUMAD – Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. 1996. Agenda 21. Brasília. Senado Federal.

CONSOLI, R. A. G. B. & Oliveira, R. L. 1998. Principais Mosquitos de importância sanitária. Rio de Janeiro. Fiocruz. 228 pp.

DELEUZE G.; PARNET, C., Diálogos. Paris, Editorial Pretextos, 1977, trad. 1980;

DELEUZE, GUATTARI Gilles e Félix. O que é Filosofia? Ed. 34. São Paulo, 2005;

DIAS, G. F. Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 1992;

FRIGOTTO, G., Educação e a Crise do Capitalismo Real. São Paulo, Cortez, 1994;

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1987;

FUNTOWICZ, S. & RAVETZ, J.R. 1994. Emergent Complex Systems. Futures 26(6): 568-582.

GALLO, S. 2006. Modernidade/Pós-modernidade: tensões e repercussões na produção de conhecimento em educação. Educação e Pesquisa 32(3):551-565.

GALLO, Sílvio. Deleuze & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003;

GARCIA, R. L. Educação Ambiental – uma questão mal colocada. Caderno CEDES, São Paulo, n. 29. p. 31 – 37, 1993;

GATTI, B. A. 2005. Pesquisa, educação e pós-modernidade: confronto e dilemas. Cadernos de Pesquisa 35(126):595-608.

HERNANDEZ, Fernando et alii. A organização de currículo por projetos de trabalho. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 1994.

LEFF, H. Epistemologia Ambiental. São Paulo: Cortez, 2002.

MEYER, Mônica. Educação Ambiental com Guimarães Rosa. In: Revista Presença Pedagógica. Julho/agosto – 2006, volume 12, número 70. Editora Dimensão;

OLIVEIRA, S. G. 2001. Resíduos Sólidos: uma experiência em escolas públicas no município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Monografia. ENSP. 32 pp.

PEARCE, D. W. and Turner, R. K. 1991. Economics of Natural Resources and the Environment. Johns Hopkins, USA.

PHILIPPI, Arlindo e PELICIONI, Maria Cecília Focesi. Educação Ambiental e Sustentabilidade. São Paulo: Manole, 2005;

RAPPORT, D. 1998a. Nedd for a New Paradigm. In: Rapport, D.; Constanza, R.; Epstein, P.R.,Gaudet, C. and Levins, R. (eds.) Ecossystem Health. London: Blackwell Science. Inc., pp. 3-17 pp.

RAPPORT, D. 1998b. Defining ecosystem healthy. In: Rapport, D.; Constanza, R.; Epstein, P.R.,Gaudet, C. and Levins, R. (eds.) Ecossystem Health. London: Blackwell Science. Inc. 18-33 pp.

RAPPORT, D. 1998c. Dimensions of ecosystem healthy. In: Rapport, D.; Constanza, R.; Epstein, P.R.,Gaudet, C. and Levins, R. (eds.) Ecossystem Health. London: Blackwell Science. Inc. 34-40 pp.

RAPPORT, D. 1998d. Answering the critics. In: Rapport, D.; Constanza, R.; Epstein, P.R.,Gaudet, C. and Levins, R. (eds.) Ecossystem Health. London: Blackwell Science. Inc. 41-50 pp.

REIGOTA, Marcos (org.), Verde cotidiano: o meio ambiente em discussão. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. 2a ed;

_________________. O que é Educação Ambiental. Coleção Primeiros Passos. São Paulo: Brasiliense, 1994;

____________. Meio Ambiente e Representação Social. São Paulo: Cortez, n. 41, 1995, (Questões da Nossa Época).

SANTOS, Luís Henrique Sacchi dos. Biologia dentro e fora da escola. Meio Ambiente, Estudos Culturais e outras questões. Porto Alegre: Mediação, 2001.

TARDIF, Maurice. Os saberes profissionais e de experiência docente: apresentação de uma estratégia de pesquisa, 1994;

TAMAIO, I. O professor na construção do conceito de natureza, São Paulo: Annablumme: WWF, 2002;

TRISTÃO, Martha. A educação ambiental na formação de professores: redes de saberes. São Paulo: Annalume; Vitória: FACITEC, 2004;

UNEP – United Nations Environment Programme. 2002. Freshwater: Latin America and the Caribbean. In: UNEP – United Nations Environment Programme. 2002. Global Environment Outlook-3. New York. 167-169 pp.. New York.

UNITED NATIONS. 2000. Drinking water supply and sanitation update. Report No UNE/CN 17/2000/13. New York, Commission on Sustainable Development United Nations Population Division (2001). World Population Prospects 1950-2050 (The 2000 Revision). New York, United Nations.

VIGOTSKY, LS. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

Revista Nova Escola. Em defesa do planeta. Maio/2007



SITES RELACIONADOS:

Site do Ministério do Meio Ambiente: http://www.mma.gov.br
Acessado em agosto/2010;

Site do Ministério da Educação e Cultura (PCN´s Temas Transversais: Meio Ambiente): http://portal.mec.gov.br/seb/index.php?option=content&task=view&id=264&Itemid=254 Acessado em agosto/2010;

Site do Estado do Ceará: http://www.ceara.gov.br - acessado em setembro/2010;


UNITED NATIONS. 1999. Comprehensive assessmente of the freshwater resources of the world. Report of the Secretary-General. United Nations Division for Sustainable Development. (http://www.un.org/esa/sustdev/freshwat.htm [Geo-2 – 121]).

WORLD COMISSION ON WATER. 1999. World’s Rivers in Crisis – some are dying; others could die. World Water Council http://www.worldwatercouncil.org/vision/6902B03438178538C1256843A004BE974.htm [Geo - 2 – 124].

WORLD WATER COUNCIL. 2000. World Water Vision Commission Report: A water secure world. Vision for water, life and the environment. World Water Council. http://www.worldwatercouncil.org/Vision/Documents/ComissionReport.pdf [Geo – 2 -125].



VÍDEOS RELACIONADOS:

http://www.youtube.com/watch?v=YMFyAIZIiw8

http://www.youtube.com/watch?v=bIGoikHJzc8&feature=related

Nenhum comentário:

Postar um comentário