segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Objetivos educacionais - Parâmetros Curriculares Nacionais


Os Parâmetros Curriculares Nacionais consideram ‘Meio Ambiente’ como tema transversal na Educação Básica Brasileira, juntamente com a ‘Ética’, a ‘Saúde’, a ‘Orientação Sexual’ e a ‘Pluralidade Cultural’.
Mas o que são temas transversais? Para explicar, citamos, a seguir, a apresentação dos Temas Transversais do próprio documento oficial.
“O compromisso com a construção da cidadania pede necessariamente uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental. Nessa perspectiva é que foram incorporadas como Temas Transversais as questões da Ética, da Pluralidade Cultural, do Meio Ambiente, da Saúde e da Orientação Sexual.
Isso não significa que tenham sido criadas novas áreas ou disciplinas. Como você poderá perceber pela leitura deste documento, os objetivos e conteúdos dos Temas Transversais devem ser incorporados nas áreas já existentes e no trabalho educativo da escola. É essa forma de organizar o trabalho didático que recebeu o nome de transversalidade.
Amplos o bastante para traduzir preocupações da sociedade brasileira de hoje, os Temas Transversais correspondem a questões importantes, urgentes e presentes sob várias formas, na vida cotidiana. O desafio que se apresenta para as escolas é o de abrirem-se para este debate.
Este documento discute a amplitude do trabalho com problemáticas sociais na escola e apresenta a proposta em sua globalidade, isto é, a explicitação da transversalidade entre temas e áreas curriculares assim como em todo o convívio escolar.
Há também um documento para cada tema, expondo as questões que cada um envolve e
apontando objetivos, conteúdos, critérios de avaliação e orientações didáticas, para subsidiá-lo na criação de um planejamento de trabalho eficiente para o desenvolvimento de uma prática educativa coerente com seus objetivos mais amplos.”

No esquema a seguir, uma representação imagética da transversalidade dos temas que perpassam todas as áreas do conhecimento ao longo de toda a escolaridade.

Fonte (imagem): portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/meioambiente.pdf

Um comentário: